O Tareco e Mariola nasceu em 1999 e foi idealizado por Conceição Moura, vice-presidente do Conselho Administrativo da Baterias Moura. A ideia sempre foi contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Ao todo, são seis ações: fundação e apoio à gestão da Associação de Recicladores e Artesãos; Centro de Artesanato Tareco e Mariola; Qualidade Total na Educação; Projeto Miniempresas, da Junior Achievement; Semear; e Orquestra Viva.
Associação de Recicladores e Artesãos
Foi criada há mais de dez anos pelo Tareco e Mariola para capacitar comunidades para a prática da coleta seletiva, produção artesanal e as atividades autossustentáveis. Os associados reaproveitam diretamente o descarte reciclável transformando-o em peças de valor artístico para comercialização.Com a criação da Associação, os catadores de lixo de Belo Jardim conseguiram aumentar a sua renda mensal. Antes, recebiam R$ 60,00 por mês trabalhando no lixão do município; agora, o valor mensal recebido por esses profissionais fica em torno de R$ 500,00. "Quando trabalhava no lixão, não tinha dinheiro garantido nem serviço certo. Minha vida melhorou muito depois que entrei na Associação. As coisas ficaram mais organizadas, consegui comprar minha casa e ajudar a criar meus quatro filhos", diz a recicladora Anália Oliveira, de 41 anos, primeira funcionária da coleta seletiva. Hoje, a Associação conta com mais de 8 mil voluntários em empresas, escolas e residências, que separam o lixo corretamente para que a coleta seja realizada.
Um aspecto relevante observado com a criação da Associação foi o aumento de 70% no volume de lixo reciclável coletado, que chega agora a 35 mil quilos recolhidos por mês na cidade de Belo Jardim. Parte dessa arrecadação é vendida para empresas especializadas em material reciclado, e o restante é transformado em utensílios domésticos (móveis e vassouras de garrafa PET) e artesanato por pessoas capacitadas nos cursos oferecidos pelo Tareco e Mariola.
Leia + Minimizar -
Centro de Artesanato Tareco e Mariola
Criado em 2006 pelo Tareco e Mariola para expor e comercializar o artesanato produzido pelos membros da Associação de Recicladores e Artesãos e pela comunidade, o Centro, localizado na BR–232, no município de Belo Jardim (PE), é administrado pela Associação e conta com o apoio da Baterias Moura para cobrir custos fixos. É uma referência importante para o turismo, a cultura e o artesanato da região.Qualidade Total na Educação
Outra iniciativa que compõe o Tareco e Mariola é o programa Qualidade Total na Educação, que atende a vinte escolas dos municípios de Belo Jardim (PE) e Pesqueira (PE).A ação inclui cursos de educação ambiental, aplicação do conceito gerencial dos 5S para a formação da cidadania entre os alunos das escolas, treinamento sobre técnicas de gerenciamento para o corpo docente das instituições de ensino e um grupo de estudo pré-vestibular montado voluntariamente por engenheiros da Empresa para atender os jovens da cidade de Belo Jardim (PE).
O trabalho vem sendo bastante reconhecido e acabou angariando prêmios de Responsabilidade Social, a exemplo dos recebidos, recentemente, em São Paulo, pelo Anuário Telecom e pelo Sodexho Pass e do recebido, em Fortaleza (CE), pelo Instituto Fiec de Responsabilidade Social.
O conceito gerencial dos 5S, adotado no dia a dia da empresa, é uma técnica de origem japonesa, aplicada em todo o mundo, que trabalha os caminhos da utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. Estes princípios, antes somente adotados por empresas preocupadas em buscar a qualidade total de gestão, são utilizados pela Moura também para transmitir em salas de aula noções de sustentabilidade, responsabilidade sócio-ambiental e cidadania para crianças das instituições atendidas pelo programa.
Pela Qualidade Total na Educação, o Tareco e Mariola promove treinamentos para professores e diretores das escolas, que aprendem técnicas de gestão como métodos de tomada de decisões e práticas de gerenciamento. Hoje, 20 funcionários da Moura trabalham como voluntários do programa. A empresa também contratou três profissionais de educação que atuam como facilitadores do Qualidade Total nas escolas. Os profissionais capacitados formam os Grupos de Melhoria, com a contribuição de estudantes, cuja função é identificar problemas nas escolas e propor soluções.
Resultados - Jorge Baraúna, coordenador do Programa Qualidade Total na Educação, explica que em dez anos de atuação o programa ajudou a mudar a forma como os alunos enxergam a escola e que isto transformou a realidade das instituições. "Percebemos uma queda de 30% na evasão escolar no Ensino Fundamental e 40% menos pedidos de transferências. O número de cadeiras depredadas pelos alunos também apresentou redução", diz Baraúna. "Com as ações dos grupos de melhoria, notamos uma mudança positiva no relacionamento entre professor e aluno. Há um respeito maior entre alunos, professores e o ambiente escolar. Os diretores também passaram a organizar melhor as escolas. Acredito que isso tenha melhorado o nível de satisfação dos jovens com o local onde estudam", diz Haron Costa, de 16 anos, estudante e integrante do grupo de melhoria dos 5S nas escolas.
Leia + Minimizar -
Projeto Miniempresas, da Júnior Achievement
O programa Tareco e Mariola também coordena a participação da Moura na Junior Achievement desde que a instituição começou a atuar em Pernambuco, em 2003. A Empresa apoia o projeto Miniempresas, no qual voluntários da Moura ajudam estudantes do Ensino Médio a montarem pequenos empreendimentos e, assim, aprenderem mais sobre o mundo dos negócios.Projeto Semear
O Tareco e Mariola ainda gerencia o projeto Semear, que atua em causas emergenciais, a exemplo de transtornos causados por enchentes e desabamentos, mobilizando a comunidade para ajudar a quem necessita com doações e trabalho voluntário.Orquestra Viva
Há 11 anos, a Moura incentiva as aptidões musicais dos funcionários e moradores das comunidades circunvizinhas às suas fábricas. Sob a coordenação do Tareco e Mariola, a Orquestra Viva e o Coral Moura levam cultura musical popular e erudita para diversos públicos. Os músicos se apresentam em empresas, eventos culturais e organizações de cunho social.Para mais informações, acesse o site do Tareco & Mariola: www.tarecoemariola.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário